O evangelho de hoje nos leva a descobrir que a porta do Reino fica fechada para quem pratica a injustiça, a iniquidade. Para mim é tão grave praticar como fazer de conta que a gente não vê as injustiças que acontecem ao nosso lado e por isso não posso ficar calado e deixar que minha indignação aumente ficando de boca fechada.
Ontem de noite ia celebrar na comunidade de Pau de Colher e de caminho vi como tinham botado fogo na fazenda Limão, um fogo que dava arrepio. Parei o carro e mesmo na escuridão tirei uma foto com intenção de denunciar tamanha massacre. Chegando na comunidade comentei a situação e ao respeito me comentaram como o IMA tinha multado um morador de lá porque, em consequência, da imprudência do filho, ainda criança, tinha pegado fogo no quintal dele.
Chegando em Andaraí, para minha surpresa e aumento de minha indignação fiquei sabendo que o fazendeiro tinha a permissão do INEMA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar a queima para poder fazer pastagem... Quem faz as leis neste país? Porque os poderosos que acabam com o meio ambiente, que é um bem comum, se dão bem, enquanto os pobres tem pagar as consequências de situações acidentais? Porque os ricos querem ficar cada dia mais ricos as costas dos pobres ficarem mais pobres? Quando vamos entender que o dia que o mundo acabar, acabará para todo mundo?
Se estas coisas continuam acontecendo é porque quem faz as leis sempre vai procurar seu próprio interesse e porque nós cidadãos olhamos para o outro lado quando quando vemos este tipo de situações, nos tornando cúmplices das injustiças.

