domingo, 25 de agosto de 2013

Leis injustas à medida dos poderosos

O evangelho de hoje nos leva a descobrir que a porta do Reino fica fechada para quem pratica a injustiça, a iniquidade. Para mim é tão grave praticar como fazer de conta que a gente não vê as injustiças que acontecem ao nosso lado e por isso não posso ficar calado e deixar que minha indignação aumente ficando de boca fechada.
Ontem de noite ia celebrar na comunidade de Pau de Colher e de caminho vi como tinham botado fogo na fazenda Limão, um fogo que dava arrepio. Parei o carro e mesmo na escuridão tirei uma foto com intenção de denunciar tamanha massacre. Chegando na comunidade comentei a situação e ao respeito me comentaram como o IMA tinha multado um morador de lá porque, em consequência, da imprudência do filho, ainda criança, tinha pegado fogo no quintal dele.
Chegando em Andaraí, para minha surpresa e aumento de minha indignação fiquei sabendo que o fazendeiro tinha a permissão do INEMA e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar a queima para poder fazer pastagem... Quem faz as leis neste país? Porque os poderosos que acabam com o meio ambiente, que é um bem comum, se dão bem, enquanto os pobres tem pagar as consequências de situações acidentais?  Porque os ricos querem ficar cada dia mais ricos as costas dos pobres ficarem mais pobres? Quando vamos entender que o dia que o mundo acabar, acabará para todo mundo?
Se estas coisas continuam acontecendo é porque quem faz as leis sempre vai procurar seu próprio interesse e porque nós cidadãos olhamos para o outro lado quando quando vemos este tipo de situações, nos tornando cúmplices das injustiças. 

sábado, 24 de agosto de 2013

Poetas e poetisas de Deus

Está acontecendo aqui em Andaraí o retiro diocesano das CEBs, e mesmo sem participar diretamente, pois estou cuidando da coisa comum, tenho observado coisas que me parecem bem interessantes e que no me ponto de vista são sinais que me levam a sonhar com o Reino. Muitas dessas realidades eu coloco aqui, para que assim possam servir de elemento de reflexão para outras pessoas e em consequência possa ajuda-las a sonhar também...
Sempre me encantei com aqueles que são poetas e poetisas, gente que através da linguagem simbólica nos levam a sonhar com realidades diferentes. Reginaldo e Maria José são pessoas que me levam a descobrir isso.
De Reginaldo Veloso poucas coisas novas podem ser ditas, homem de fé, de caminhada de base, de aqueles que valorizam o fermento acima da massa... músico, poeta, autor de tantos cantos e cânticos, de tantas orações populares que ajudam o povo a se encontrar com o Deus da Vida.
Maria José é menos conhecida, mas também é uma mulher singela, animadora de comunidade, mulher da roça, com uma sensibilidade especial para ler e comunicar as coisas de Deus. Em primeiro lugar com seu sorriso que cativa, mas também com essas cantigas sobre a vida do povo que a expressão da vida de Deus.
Agradeço a Deus por colocar pessoas assim em nosso meio, sinto que nem sempre as descubro, mas na medida em que o faço, isso me ajuda a continuar sonhando e vendo que Deus nos fala cada dia e nos marca o caminho a seguir. Só falta segui-lo mesmo.

viernes, 16 de agosto de 2013

Estar presente em todo lugar

No último Intereclesial das CEBs, Dom Moacir Grechy, na época arcebispo de Porto Velho, falou um proverbio africano que tem se tornado muito importante na caminhadas das pequenas comunidades e que define o que estas são: "Gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares poucos importantes, consegue mudanças extraordinárias". 
Hoje experimentei mais uma vez que isso é uma realidade, ainda mais em duas comunidades que nem sempre caminharam com firmeza, mas que mostram vontade de continuar avançando. Na primeira era a festa do padroeiro, São Roque, e além de ter preparado as coisas e mostrar que realmente era um dia especial, fiquei surpreendido pela presença de gente de varias comunidades, que foram convidados e responderam ao convite. Na segunda, era a celebração da Primeira Eucaristia de seis adolescentes e jovens, gente que já tem vários anos de caminhada na comunidade.
Em ambas celebrações experimentei esses sinais do Reino que nos animam a continuar lutando em sua construção, a vontade das pessoas de continuar crescendo, o esforço para se fazer presentes na celebração e recarregar as baterias para a vida do dia a dia. Tudo isso é desafiador, mas vale a pena enfrenta-lo.

viernes, 9 de agosto de 2013

Nascer para morrer injustamente

Num pais que se diz a sexta economia mundial a gente fica abismado diante de fatos que acontecem, situações surrealistas que a gente vive como se fosse um pesadelo ruim. O pior de tudo é que nem reagimos, deixamos passar as coisas. A história da humanidade sempre foi assim, diante da morte do inocente a maioria vira a cara, não reage porque não é com ele, porque aquele que morre não conta, porque seu interesse pessoal está acima de tudo, até da vida dos outros. Até quando essas atitudes próprias de robot? Até quando nosso coração vai continuar sento um coração de pedra, que não se compadece diante do sofrimento humano? Ate quando vamos deixar que aquilo que aconteceu com um inocente continue acontecendo com outros? 
Se a morte não nos atinge mais, alguma coisa não está certa. Eu poderia, mas não quero me calar. Não me calo porque não é a primeira vez que isto acontece, não me calo porque se calasse isto vai continuar acontecendo, não me calo porque não aceito que neste mundo existam cidadãos com mais direitos do que outros, não me calo porque o sistema sociopolítico em que vivemos é corrupto e a roubalheira de uns provoca o sofrimento e a morte dos inocentes, não me calo porque tenho fé na Vida, no Reino, no projeto de Jesus Cristo, não me calo porque isto me produziria angustia vital e aos poucos acabaria me consumindo por dentro...
Descanse em paz aquele que mesmo com tanta vontade de viver, nasceu para morrer injustamente, aquele que a maioria fez de conta que nem nasceu...
Senhor, Dai-nos coragem para lutar por um mundo mais justo, onde o inocente não continue morrendo injustamente, onde Teu Reino possa ser uma realidade!

jueves, 1 de agosto de 2013

Vale a pena fazer escolhas definitivas

Tem um samba que diz: "Deixa a vida me levar. Vida leva eu!" que mostra como muita gente se posiciona hoje frente a vida. O Papa Francisco no encontro com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude fazia uma proposta totalmente diferente: "Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. Há quem diga que hoje o casamento está “fora de moda”. Está fora de moda? Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E tenham também a coragem de ser felizes!"
Estamos iniciando o mês vocacional e a Igreja toda, nossas comunidades, mas especialmente aqueles que ainda não fizeram suas escolhas na vida, sobretudo os jovens, são chamados a se questionar sobre sua vida vocacional. O que é que você está disposto a responder a Deus? Como está disposto colaborar na construção do seu Reino? Acaso o medo diante do que não conhece é mais forte do que sua confiança em Deus?
Pela minha experiência pessoal posso dizer que Deus nunca abandona a gente, que Ele nos cuida e nos ajuda a renovar a primeira resposta. Aproveitemos esta nova oportunidade que Deus nos da para refletir. Faça suas escolhas e não tenha medo que estas sejam para sempre. Não deixe a vida lhe levar, seja você que leva sua vida, faça suas escolhas, descubra o que Deus tem projetado para você, pois desse jeito as possibilidades de ser feliz serão muito maiores.