jueves, 27 de febrero de 2014

Forum da Cidadania: Instrumento Necessario para uma Sociedade Melhor



A punição que os bons sofrem, quando se recusam a agir, é viver sob o governo dos maus”. As palavras do filósofo grego Platão, escritas há mais ou menos 2.400 anos atrás, podem nos servir como ponto de partida para refletir sobre a necessidade de nos envolver na vida política e usar os instrumentos disponíveis para participar das decisões que podem modificar a realidade social que nos envolve. Para fazer política ninguém precisa estar filiado num partido político, pois fazer política e participar daquilo que envolve interesses da comunidade e deve constituir a preocupação da pessoa livre, pois sua prática é a garantia da liberdade.

A Participação Cidadã é uma prática que reúne e integra pessoas conscientes de que, além de um projeto pessoal de vida, é necessário igualmente exercer um papel efetivo na construção coletiva da sociedade, de modo que se garantam os direitos fundamentais de cidadania e uma vida digna para todos, acabando com os abusos de autoridade que boa parte da população brasileira sofre de mãos de gente sem escrúpulo que se aproveita de sua posição social ou política para explorar os outros.

A partir daí podemos entender o sentido e a necessidade do Fórum da Cidadania em cada município, que é uma instância informal, de caráter suprapartidário e sem fins lucrativos, que reúne entidades, cidadãos e cidadãs que desejam exercer plenamente uma cidadania participativa de forma ativa, solidária e coletivamente organizada.

A missão de este organismo é mobilizar a comunidade para promover os direitos, deveres e responsabilidades da cidadania, visando a transformação social com qualidade de vida.

Mesmo diante de algumas dificuldades e desafios, ao longo deste Brasil encontramos exemplos que nos mostram que é possível fazê-lo realidade e que isso, aos poucos, tem melhorado a convivência social. Que estes exemplos possam ser um incentivo para que aos poucos seja constituído e de fato funcione este instrumento em cada município. As palavras do Cardeal D. Paulo Evaristo Arns são, sem dúvida, um elemento de reflexão a mais: “A pior forma de fazermos política é não fazermos nada, pois isso significa engrossar o partido dos que não querem que as coisas mudem”.