A
Participação Cidadã é uma prática que reúne e integra pessoas conscientes de
que, além de um projeto pessoal de vida, é necessário igualmente exercer um
papel efetivo na construção coletiva da sociedade, de modo que se garantam os
direitos fundamentais de cidadania e uma vida digna para todos, acabando com os
abusos de autoridade que boa parte da população brasileira sofre de mãos de
gente sem escrúpulo que se aproveita de sua posição social ou política para
explorar os outros.
A partir
daí podemos entender o sentido e a necessidade do Fórum da Cidadania em cada
município, que é uma instância informal, de caráter suprapartidário e sem fins
lucrativos, que reúne entidades, cidadãos e cidadãs que desejam exercer
plenamente uma cidadania participativa de forma ativa, solidária e
coletivamente organizada.
A missão de
este organismo é mobilizar a comunidade para promover os direitos, deveres e
responsabilidades da cidadania, visando a transformação social com qualidade de
vida.
Mesmo diante de algumas
dificuldades e desafios, ao longo deste Brasil encontramos exemplos que nos
mostram que é possível fazê-lo realidade e que isso, aos poucos, tem melhorado
a convivência social. Que estes exemplos possam ser um incentivo para que aos
poucos seja constituído e de fato funcione este instrumento em cada município. As
palavras do Cardeal D. Paulo Evaristo Arns são, sem dúvida, um elemento de
reflexão a mais: “A pior forma de
fazermos política é não fazermos nada, pois isso significa engrossar o partido
dos que não querem que as coisas mudem”.