lunes, 27 de mayo de 2013

Até quando uma Igreja com privilegiados

Já tinha um tempo querendo escrever alguma coisa sobre isto, mas depois da visita de Francisco numa paróquia da periferia de Roma tenho um motivo a mais e não vou deixar passar a oportunidade. Ele diz que "Compreende-se melhor toda a realidade a partir da periferia". Concordo plenamente com esta visão da vida e vejo nela um motivo para refletir sobre o nosso jeito de viver nossa vida do dia a dia e também nossa fé.
Em nossa sociedade foi colocado na cabeça do povo que viver no centro é bem melhor do que viver na periferia, que o que o que acontece na periferia é coisa que tem menos valor e até que não presta. Existe uma vontade imensa de ir para o centro, de ficar com o povo do centro... E na Igreja, será que é diferente? No discurso, muitos dizem que é diferente, mas na prática, nos fatos, essa vontade de ficar no centro e de privilegiar o centro está presente na vida de muitos. É engraçado que as pessoas de fé sejam desse jeito, ainda mais quando dizem acreditar nesse Deus que em Jesus Cristo, sendo o primeiro, se coloca o último.
Levando o que o Papa fez ontem para a realidade que vivemos penso na atitude de algumas pessoas diante de fatos que acontecem em nosso meio. Como é possível que o Papa deixe de celebrar no Vaticano para ir celebrar numa paróquia da periferia? Se ele quer ir, pode ir, mas não no horário que pertence ao povo do centro. A gente sempre celebrou nesse horário e essas mudanças atrapalham a vida da gente. Ainda bem que temos um Papa decidido que não se deixa levar pela pressão dos poderosos, pelo número de pessoas que podem estar presentes, pelos resultados econômicos... 
Quando vamos sair nas periferias? Quando vamos fazer realidade essa Igreja de comunidades que colocamos no papel? Quando vamos mostrar, decididamente, que o povo do centro não é mais importante do que o povo da periferia? Será que só no centro Deus está permanentemente e nas periferias só quando tem uma folguinha? Quando vamos acabar com aquele esquema do Velho Testamento em que o povo tinha que ir em Jerusalém  no centro, para se encontrar com Deus?
Às vezes penso que Jesus veio para nos mostrar um novo jeito de nos relacionar com Deus, mas não conseguiu quase nada. Continuamos com um jeito mais próprio do Antigo Testamento do que do Novo, mas que ninguém fale isso em nossa cara que batemos nele...

jueves, 23 de mayo de 2013

Francisco: as coisas pequenas nos levam a Deus

Do papamóvel, Francisco beija criança ao chegar à Praça de São Pedro para sua primeira audiência pública Na semana passada se completaram dois meses da eleição do Papa Francisco e neste pouco tempo ele conseguiu cativar muita gente através da simplicidade e das pequenas coisas e sinais no dia a dia. Sem dúvida estas atitudes nos mostram mais uma vez que vale a pena apostar pelas coisas pequenas, por aquilo que faz parte da cotidianidade. Afortunadamente temos elementos que nos permitem conhecer em pouco tempo o que acontece em qualquer lugar do mundo. O Papa costuma celebrar missa quase todos os dias de manhã na Casa Santa Marta, onde ele reside, à qual são convidados algumas pessoas. Mas o que lá é falado por ele, logo se conhece no mundo todo através da mídia, especialmente das redes sociais, tão esquecidas e reprovadas por muitos em nossa Igreja Católica. Suas palavras são expressão daquilo que Deus está nos pedindo hoje, com uma linguajem simples, direta, cheia de vida, parece que ele está nos falando a cada um de nós, este me falando... Seu talante pastoral, que acompanhou seu ministério sacerdotal e episcopal continua lhe acompanhando, nos mostrando sua preocupação pelas pessoas concretas, por aqueles que sofrem, por aqueles que Deus coloca em volta dele. Que alguém como ele, no lugar que ocupa, faça o que o coração lhe pede é um sinal de confiança em Deus e uma mostra para nós que muitas vezes fazemos o que os outros esperam.
Apostemos na simplicidade, nas coisas pequenas, mostremos esse Deus que se faz realidade no cotidiano. Acredito que é assim que se constrói o Reino, com o que a gente sonha e pelo qual a gente luta até dar a vida se precisar.

sábado, 18 de mayo de 2013

Educação que ajuda a crescer

FotoOs sinais do Reino estão aí, não pertencem a ninguém, o importante é ter capacidade para descobri-los e agradecer por eles. A promoção das pessoas é um desses sinais e a educação é um sinal de promoção. Começa no inicio da vida e nesse momento é colocado o alicerce daquilo que vai marcar nossa vida e nos acompanha sempre, nos dando a possibilidade de crescer pessoalmente e em nossa capacidade para fazer coisas novas, que nos ajudam em nossa vida pessoal, mas também ajudam àqueles que estão em nossa vida no dia a dia.

Hoje, em Andaraí, será dado mais um passo nesse sentido. A aula inaugural da Creche Pro Infância Padre Píndaro e do Centro de Formação Profissional Ângelo Costa ajudarão no desenvolvimento do povo de Andaraí. Isso é motivo de alegria, sinal do Reino. Alegremo-nos com este novo passo que é dado e contribuamos para seja do proveito de todos, de cada uma das pessoas que convivem neste pedaço de terra que Deus colocou nesta abençoada Chapada Diamantina. Mesmo sem poder participar me alegrarei com este novo passo dado por todos e todas.

domingo, 12 de mayo de 2013

Amor de mãe, amor de Deus, sinal do Reino

.Se tem uma coisa que define a Deus é sua capacidade de amar, pensar nele é pensar em sentirmos amados, um amor que experimentamos através das pessoas. O amor mais puro que a pessoa encontra é o amor da mãe. Tanto Deus como a mãe tem a capacidade de gerar vida, de cuidar da vida, de renunciar a si próprio para que os filhos tenham mais vida. No final do dia das mães penso em tudo isso, na capacidade de amar e como isso é sinal do Reino. 
Construir relações baseadas no amor, relações materno-filiais, pode nos ajudar a ser presença de Deus na vida dos outros, em nossa sociedade. Saibamos agradecer a Deus por essas pessoas que Ele coloca em nossa vida, por essas pessoas que nos mostram a capacidade que Ele tem de amar, sem medida, de um jeito que não da para entender. Acaso a gente já não experimentou isso? Não foi com a mãe que a gente viveu isso?

jueves, 2 de mayo de 2013

Obrigado a Deus e às comunidades

Um dia escutei o chamado de Deus e me embarquei nesta aventura bonita que é ser sacerdote. É Ele quem me sustenta e me ajuda a superar as dificuldades, quem me da força e coragem para continuar tentando dar a vida pelas ovelhas, para lutar pela construção do Reino, aportando o que está na minha mão. Depois de quinze anos continuo pensando que vale a pena, que este jeito de ser e viver me faz feliz, que Deus e as comunidades me pagam com muita generosidade o pouco que eu já fiz até agora. Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de continuar renovando aquela promessa que eu fiz no dia dois de maio de 1998, às pessoas que me ajudaram neste tempo a viver meu ministério e especialmente àqueles que hoje caminham comigo nestas terras baianas da Chapada Diamantina. Obrigado por tantas coisas simples, tantos detalhes que vocês têm comigo cada dia. Que Deus lhes pague com muitas bençãos em sua vida, pois tenho certeza que nunca iria conseguir pagar tudo o que vocês fazem por mim.