sábado, 30 de marzo de 2013

Esperando o ressuscitado

ESPERANDO TU LLEGADA!O melhor sinal do Reino que podemos encontrar é a Ressurreição de Cristo. Alguém pode me dizer que isso é uma coisa que ninguém pode demostrar, mas não estamos falando de coisas constatáveis, estamos falando de fé, de confiança em Deus, de Amor pela humanidade... São aspectos que vem de Deus, mas que se fazem presentes em nossa vida através das pessoas, dos fatos da vida, daquilo que acontece em volta da gente a cada momento.
Fazemos parte de uma sociedade onde o que aparece claramente em nossa frente nem sempre nos satisfaze duradouramente, por isso é bom se deixar imbuir por esta dimensão de fé que nos leva a descobrir o Deus da Vida presente em nosso meio.
Descobramos esses sinais de vida, do Espírito de Deus, abramos os olhos para enxergar essa presença do Reino. Não duvide de que Deus nunca nos abandona, quer caminhar conosco. Preparemo-nos para receber a Luz que vem nos iluminar, para sermos testemunhas da Ressurreição, daquilo que fundamenta nossa vida e caminhada.

jueves, 21 de marzo de 2013

Sinal de contradição

Foto: Obispo misionero español en Argentina nos cuenta del Papa Francisco: “Su casa siempre fue casa de encuentro de todo tipo de interlocutores: pobres, ricos, empresarios y obreros”. Del Santo Padre destaca también Mons. Joaquín Jimeno su impulso misionero: “no sólo cuida las ovejas, sino que las hace salir del corral para ser una Iglesia misionera”.
Si quieres leer las declaraciones completas de Mons. Jimeno, mira:

http://ompes.blogspot.com.es/2013/03/testimonio-misionero-desde-argentina.htmlSer discípulo de Jesus de Nazaret e assumir voluntariamente o nome de Francisco, em homenagem ao pobre de Assis, leva a quem faz isso a não deixar indiferente a ninguém. Nosso caríssimo Papa tem conseguido isso. Hoje, mais uma vez, um novo terremoto deve ter sacudido o Vaticano. Imagino a cara de alguns que fizeram de lá lugar de exaltação pessoal... Falo de alguns daqueles que vistem-se de vermelho e de outros que um dia gostariam de se vestir assim. Como é que pode deixar de celebrar a Missa in Cena Domini (em latim parece mais rimbombante) na Basílica de São Pedro para ir celebrar num presidio para jovens? Inconcebível em gente de bons costumes e que respeitam a doutrina verdadeira (será por isso que a mídia católica brasileira demorou tanto para dar a noticia). A resposta, no meu ponto de vista é clara: se Jesus estivesse aqui faria a mesma coisa ou uma parecida.
Rezemos para que Francisco possa continuar sendo um sinal para o mundo, para que nunca deixe de ser profeta, de nos mostrar como estamos acomodados, instalados em nossos tronos, como estamos cegos diante do sofrimento dos outros.
Será que vai de metrô? Se faz isso, se preparem, que os infartes estão assegurados.

sábado, 16 de marzo de 2013

Fé que transforma

Quando a gente vê como as pessoas enfrentam os desafios da vida desde a fé a gente descobre nelas a presença do Reino, do Deus da Vida. Sempre me surpreendo quando encontro com Luciana, pois nela e no seu jeito de entender a vida, vejo o testemunho de alguém que vive desde a fé e encontra nesse jeito de viver a felicidade.
Hoje foi a missa na comunidade dela e depois de passar mais de uma semana com seus filhos no hospital, estava lá, mesmo que para isso tivesse que improvisar uma cama para seu filho Luciano. Ela nunca se deixa vencer pelas dificuldades, sempre encontra o jeito para continuar para frente e eu descobro nisso o impulso da fé.
Diante de tanto comodismo, cobranças para com Deus... seu exemplo pode nos servir para nos ajudarmos a entender esse Deus que sempre está ao nosso lado, que nos acompanha e nos da forças para enfrentar a vida desde a esperança, com esse sorriso que é testemunho para todos/as.

miércoles, 13 de marzo de 2013

Francisco: um sinal de esperança


Foto: Cardenal Jorge Bergoglio en el encuentro de la OCSHA en Buenos Aires en enero de 2011. Salve Francisco IPosso dizer que recebi com grande surpresa a eleição do cardeal Jorge Mario Bergoglio como o novo Papa Francisco I. Nunca teria apostado um centavo porque isto acontecesse, ainda menos tão rápido, mas as coisas de Deus são diferentes e por isso escrevo aqui minha reflexão, porque vejo isto que aconteceu hoje como um sinal do Reino. Conheci ele em Buenos Aires em janeiro de 2010, no encontro dos missionários fidei donum espanhóis.  Ele presidiu uma celebração eucarística. Dizem dele que é conservador na doutrina mas muito comprometido com as causas sociais. Sendo jesuíta não podemos duvidar de sua ampla formação teológico-cultural. Dizem que é mais pastor do que teólogo. A cara dele era de felicidade e em poucas palavras e gestos expressou muitas coisas. Achei uma coisa surpreendente pela novidade o fato de que ele pedisse a benção do povo antes de dar a benção ao mundo. Que Deus possa ilumina-lo para responder às necessidades que o mundo e a Igreja de hoje têm. Que seja a exemplo de Francisco de Assis o irmão dos pobres, da natureza, uma grande novidade no século XXI e a exemplo de seu irmão na Companhia de Jesus, o grande evangelizador até os confins do mundo. Salve Francisco I.

martes, 12 de marzo de 2013

Fumaça preta: continuamos esperando


Imagen de la primera fumata negra del Cónclave.| ReutersDepois da primeira votação e como cabia esperar, o contrario teria sido uma grande surpresa, a fumaça foi preta... As especulações em torno do Conclave são tantas e tão variadas que quando a gente lê o que a mídia fala ou publica, fica se questionando sobre as verdadeiras intenções. Não podemos cair em visões idealistas, pois quem vota é gente, com seus sentimentos, ideias, visões de Igreja..., mas também não podem ser feitos julgamentos exagerados no sentido contrario. No meio está a virtude. Não vou ser eu quem fale de favoritos, preferências..., só poderia dizer que aparentemente uns parecem mais capacitados do que outros, mas a história da Igreja tem nos mostrado que as aparências enganam e que as pessoas são diferentes quando assumem responsabilidades novas e sobretudo quando se deixam guiar pelo espírito de Deus. Que o novo papa eleito seja realmente servo dos servos de Deus. Rezemos por isso.

domingo, 10 de marzo de 2013

Procuremos a Justiça


cartaz-das-CEBsA assembléia das CEBs foi um momento para continuar construindo o Reino, fazendo realidade o projeto de Deus. A reflexão sobre o texto base do próximo Intereclecial, Justiça e Profecia a serviço da vida, foi um elemento a mais que nos ajudou a descobrir esse jeito novo de se relacionar com Deus que Jesus veio mostrar e que desde o inicio fez parte da caminhada das CEBs. O texto base sempre é um espelho que nos ajuda a descobrir como estamos fazendo realidade o projeto de Deus em nossa sociedade nos dias de hoje através de nossas comunidades, mas também é um chamado a descobrir as sementes do Reino em outras realidades, muitas vezes extra-eclesiais. Que este tempo de preparação nas comunidades possa nos ajudar a estarmos cada dia mais conscientes da necessidade de lutar pela justiça a exemplo daqueles que ao longo da história já fizeram, lembrando especialmente àqueles que no nordeste brasileiro tentaram fazer isso realidade e que quase sempre acabaram se dando mal. A história dos crucificados é atemporal.

miércoles, 6 de marzo de 2013

Desejo de poder ou de servir

Foto cedida por Osservatore Romano que muestra una vista general de la primera congregación de cardenales.| EfeO desejo de poder sempre fez parte da condição humana. Enquanto isso a proposta que vem de Jesus Cristo é o desejo de servir. O que prima em nossa Igreja? São elementos que devem ser analisados cada dia, mas de um modo especial nestes momentos pelos que a Igreja está passando. O inicio das reuniões pre-conclave em Roma estão provocando especulações de todo tipo e questionamentos sobre quais são os interesses que fazem parte da vida daqueles que estão lá reunidos.
É verdade que cada um pode especular do jeito que ele achar melhor, sempre dentro do respeito pelos outros, mas também como Igreja devemos pensar que fazemos parte de uma sociedade que nos olha com lupa. Desde aqui temos que sermos conscientes de que na medida em que a transparência faça parte da toma das decisões o testemunho eclesial será melhor e aos poucos iremos construindo o Reino. Nesse sentido fico surpreso diante do acontecido hoje. Os cardeais norte-americanos, nos últimos dias, ofereciam uma conferência de prensa no Pontifício Colégio Norte-americano em Roma, que hoje repentinamente foi suspensa. Eles, em momento nenhum quebraram o segredo do que está acontecendo nas reuniões... simplesmente respondiam às perguntas dos periodistas... Não acho o melhor jeito, mas doutores têm a Igreja...
Diante de decisões inusitadas, como tem sido a renuncia de Bento XVI, sejamos corajosos para fazer disso um elemento de transformação à luz do Evangelho, nos tornando Luz do mundo e Sal da terra.