sábado, 20 de abril de 2013

Compromisso: esse é o caminho

Vivemos tempos decisivos em todos os âmbitos da vida, também em nosso jeito de nos relacionar com Deus, de viver a religião. Quando a gente vê a experiencia de vida das primeiras comunidades cristãs, quando repassamos a história da Igreja, quando vemos as dificuldades pelas que passam muitos cristãos em países onde isto é motivo de perseguição, a gente se questiona diante de atitudes que ainda querem instituir aquele sistema de cristandade que já passou muito tempo atrás... 
O grande desafio é ser fermento na massa, numa massa que quer Deus para melhorar de condição de vida e fazer uso dele quando querer e precisar. Aos poucos isso vai entrando dentro das pessoas e é difícil ter uma postura diferente sem correr o risco de ser ignorado, rejeitado, ridicularizado...
Apostemos pelas pequenas comunidades, partilhemos a fé e a vida de verdade, não deixemos nossa vida em casa e nossa fé na Igreja, sintamos esse Deus que ressuscitado quer habitar no meio de nós, sejamos instrumento de contradição, de pergunta, de questionamento. Imitemos mais o agir daquele que se comprometeu até morrer na Cruz, mas está vivo no meio de nós e nos mostra que vale a pena dar a vida até as últimas consequências, pois só assim viveremos para sempre.

martes, 16 de abril de 2013

Fidelidade eterna


Hoje a Igreja festeja o 86 aniversario do Papa Emérito Bento XVI e não vou dizer que não merece, ao contrario, mas num convento de clausura, num lugar afastado na Espanha, hoje se completam 86 anos da entrada no convento de uma monja que ainda continua viva e fiel ao projeto de Deus, a uma vida de oração, de entrega a Deus. Ela entrou no convento no dia em que Bento XVI nasceu. 
A gente não deixa de se surpreender com um fato destes e de agradecer a Deus pelo testemunho de vida de Sor Teresita. Ela foi recebida pelo Papa Bento em sua visita a Espanha com motivo da JMJ de 2011 e esta foi uma das poucas vezes em que ela saiu dos muros do convento em todos estes anos. Muita gente não achará sentido numa coisa destas, mas para mim é um sinal de Deus, um sinal do Reino.
Conheci ela em varias visitas que eu fiz no convento para fazer retiro espiritual, sempre fiel à oração no coro com as outras monjas. Ela, pequena fisicamente, irradia uma grandeza espiritual enorme e é sem dúvida um testemunho para a gente que cansa logo de tudo. Que ela continue sendo essa presença de Deus desde a clausura e a oração como sempre foi. Que seu exemplo nos ajude a permanecermos fieis àquilo que da sentido a nossa vida.

jueves, 11 de abril de 2013

Não deixe de lutar: constroa cidadania

corrupçãoQuando a gente começa uma luta, nem sempre sabe aonde vai chegar, nem as dificuldades que vai encontrar no caminho. Lutar pela cidadania não é fácil, ainda mais numa sociedade que tem pouca ou nenhuma consciência cidadã e onde a maioria procura só o próprio interesse. A gente sofre as conseqüências disso, com calunias, perseguição... mas quando faz isso porque acredita no Reino e poque realmente quer seguir o exemplo de Jesus Cristo as cruzes se tornam mais leves.
Sou consciente que ainda falta muito para chegar na meta, mas os pequenos passos que são dados nos animam para continuar conscientizando às pessoas. As coisas mudam na medida em que conseguimos que mais pessoas se impliquem nas mudanças. Nesse sentido o fórum da cidadania, a fiscalização das contas públicas, participar das reuniões da câmara, fazer passeatas na rua, votar com consciência... são coisas que ajudam, mas o que mais ajuda é perder o medo de dizer a verdade e enfrentar os poderosos. 
Procuremos coragem para que assim seja. A sociedade vai sair ganhando, cada um de nós também e uma semente do Reino será plantada. Sonhar com o Reino é de graça, nunca deixe de sonhar com ele...

lunes, 8 de abril de 2013

A propósito da festa da Divina Misericordia

bedtime, AbrazoTem grupos de católicos, que se acham mais santos do que os outros, e sentem-se donos de coisas que fazem parte da vida da Igreja. A festa da Divina Misericórdia é uma delas. Para que experimentar a misericórdia de Deus se isso fica preso em nosso interior e depois não aparece em nosso jeito de nos relacionar com os outros? O desafio é sermos misericordiosos, agir para com os outros do jeito que Deus age com a gente, movido pelo grande amor que Ele tem para conosco, um amor, que em palavras do Papa Francisco na homilia de ontem, festa da Divina Misericórdia, "É um amor que não falha, que sempre agarra a nossa mão, nos sustenta, levanta e guia".
A reflexão, a oração, o louvor sobre a misericórdia de Deus só faz sentido na medida em que nos leva a ser cada dia mais misericordiosos com aqueles com quem dividimos nossa vida. O Reino não se constrói dentro do templo, e sim na sociedade, no mundo, na vida do dia a dia. É aí onde nossa, reflexão, oração, louvor, cobra sentido, pois nos leva a viver de um jeito diferente. Se isso nos conduz a nos acharmos melhores do que os outros e condená-los porque estão perdidos, não adiantou muita coisa nossa reflexão, oração, louvor.
A misericórdia deve ser uma atitude básica na vida do discípulo, que deve ser testemunhada a cada momento, em nosso jeito de nos relacionar com os outros. Imitemos a Deus, a Jesus Cristo que nos diz: Sede misericordiosos como também vosso Pai é misericordioso (Lucas 6, 36).

sábado, 6 de abril de 2013

Levar a serio nossa fé

Nem sempre é fácil encontrar pessoas que levam a serio sua vivência de fé, ainda mais num ambiente religioso que, na maioria dos casos, usa Deus para conseguir benefícios pessoais nos mais diferentes âmbitos. É por isso que a gente se sente questionado quando encontra pessoas que a partir de seu relacionamento com Deus, querem se relacionar com os outros e com as circunstancias que estão em volta deles de um jeito diferente, mais evangélico.
Fiquemos de olho aberto para descobrir essas pessoas, deixemos nos questionar por elas, sejamos conscientes de que suas atitudes nos ajudam enxergar as propostas de Deus em nosso dia a dia. Tudo isso é sinal do Reino, nos ajuda a continuar sonhando com ele... Obrigado Deus por colocar em meu caminho essas pessoas.