jueves, 28 de febrero de 2013
Obrigado Bento XVI
lunes, 25 de febrero de 2013
As CEBs continuam construindo o Reino
sábado, 16 de febrero de 2013
Ser testemunha nas coisas pequenas
São estas pessoas que me questionam e ao mesmo tempo me animam a continuar lutando para fazer realidade o Reino. É Zé Antonio, mas também a família que de noite tem coragem para ir mais de cinco quilômetros num cavalo e um jegue com um filho de sete anos e uma filha que ainda não completou um para participar da celebração. É a menina de treze anos que tem coragem para ficar na frente da comunidade e fazer a abertura da celebração de um jeito simples e ao mesmo tempo brilhante.
Sou feliz de poder fazer parte deste jeito de ser Igreja, de caminhar com as pequenas comunidades, de poder perceber e testemunhar estes sinais do Reino.
jueves, 14 de febrero de 2013
Uma decisão sábia
Um acontecimento inusual tem marcado a vida da Igreja nestes últimos dias, de fato já tem quase seiscentos anos que um Papa renunciou ao pontificado. Muitas coisas tem sido escritas ao respeito e eu também queria fazer minha reflexão, ainda mais neste blog que tem por título Sonhando com o Reino, pois para mim este não deixa de ser um sinal do Reino. Cada um pode ter sua opinião ao respeito, mas este fato vai marcar, na minha opinião positivamente, o futuro da Igreja.
Assumir as limitações humanas próprias da idade é um sinal de maturidade e uma prova de humildade da parte daquele a quem ninguém obrigaria tomar essa decisão. Não podemos olvidar que o papa é humano e como tal, é partícipe daquilo que faz parte dessa condição.
Alem disso, a vontade expressada de retirar-se da vida pública e de não interferir na eleição do futuro papa, nem no governo da Igreja são elementos a valorizar. Vejo com esperança este momento, é mais um elemento a ter em conta na vida de alguém cuja importância na vida da Igreja só será reconhecida com o passo dos anos. Ele tomou decisões que mostram sua grandeza humana e sua ampla visão da realidade. Só me cabe agradecer pelo que tem feito pela Igreja e que Deus dei para ele uma vida tranquila, onde possa se encontrar com Ele através da oração e o estudo dos seus mistérios na teologia, que ocupou tantos momentos em sua vida até agora.
martes, 5 de febrero de 2013
O caminho continua
Sempre pensei que todo mundo é importante, mas ninguém é imprescindível. Quando alguém se torna imprescindível o sistema não funciona. Devemos sermos conscientes que a caminhada sempre continua, com pessoas diferentes, com jeitos novos... mas não pode parar.
Diante dos fatos que acontecem na vida as pessoas tomam decisões, nem sempre entendidas por todo mundo, mas que devem ser tomadas, para ver se isso provoca uma reação, que mude a realidade da qual fazemos parte e que nem sempre é contemplada acertadamente. Fazemos parte de uma história, que já é velha, mas ao mesmo tempo ainda é nova, pois ninguém sabe até onde vai chegar. As diferentes instituições perduram no tempo na medida em que preenchem a vida das pessoas e respondem aos seus anseios. Tudo depende da vida que comunicam através delas. Quando ficam obsoletas, aos poucos vão morrendo... Será que as instituições das quais a gente faz parte estão respondendo àquilo que as pessoas esperam? Só o tempo vai dizer, pois em certa medida somos prisioneiros do tempo.
Quem vem atrás vai ser o melhor termômetro para calibrar o trabalho daqueles que lhes precederam.
domingo, 3 de febrero de 2013
Uma Igreja que não é profética
Tem uma música que tem por título Religião Libertadora cuja letra diz:
È por causa do meu povo machucado que acredito em religião libertadora!
É por causa de Jesus ressuscitado que acredito em religião libertadora!
É por causa dos profetas que anunciam
É por causa de quem morre sem matar
É por causa dos pequenos e oprimidos
Dos seus sonhos, dos seus ais, dos seus gemidos
É por causa do meu povo injustiçado
Das ovelhas sem rebanho e sem pastor
É por causa do profeta que se cala
Mas até com seu silêncio grita e fala
É por causa de um Jesus que anunciava
Mas também gritava aos grandes: ai de vós
É por causa do fez João Batista
Que arriscou mas preparou a tua vinda
É por causa de milhões de testemunhas
Que apostaram suas vidas no amor
A Liturgia da Palavra deste quarto domingo do tempo comum do ano c me leva a refletir e descobrir que a missão profética sempre foi difícil. Hoje posso dizer que há muitos sinais que mostram que nossa Igreja deixou de ser profética, mesmo que nela ainda existem muitos profetas, como sem duvida existiram ao longo da história. Hoje não interessa arriscar a vida pelos pequenos e oprimidos, pelos injustiçados, nos falta coragem, fé, para superar o medo e por isso nossas pernas tremem quando temos que tomar postura frente as injustiças.
O exemplo dos que já morreram vítimas do seu compromisso como Dom Oscar Romero ou aqueles que ainda vivos são perseguidos por ser voz dos sem voz como Dom Pedro Casaldáliga, Dom Erwim Kautler, Dom José Luis Azcona... nos mostram que é possível continuar fazendo realidade hoje o projeto de Deus em nosso meio, e ao mesmo tempo denuncia a atitude medrosa de tantos que se calam diante das injustiças para não comprometer sua posição. Mas, será que temos fé para afrontar as consequências dessa atitude profética?
Os poderosos estão aí, os falsos profetas lhes sustentam em suas atitudes imorais, aqueles que pensam que ter fé em Deus é uma coisas de portas para dentro, que faz parte só da vida privada de cada um, enchem as igrejas das diferentes confissões cristãs...
Mesmo assim não desisto, já "compliquei" minha vida muitas vezes por minha atitude profética, fui perseguido, injuriado, tentaram acabar com meu nome e quem sabe se também com minha vida..., mas a fé naquele que foi crucificado me sustenta, os milhões de testemunhas que apostaram suas vidas por amor me encorajam e me levam a apostar cada dia mais por uma Igreja profética, continuadora da tradição bíblica, de uma história eclesial que mesmo sem ser reconhecida por muitos, foi elemento evangelizador ao longo dos séculos.
Se acreditar em Deus não me leva a viver pensando em dar a vida pelos outros e sim a pensar que ele resolve meus problemas pessoais... não posso dizer que acredito no Deus de Jesus Cristo. Deixemos de enganar, sejamos fieis àquilo que a Palavra de Deus nos comunica e ao mesmo tempo àquilo que sustentou a vida da Igreja nos momentos de maior dificuldade.
Suscribirse a:
Entradas (Atom)
