sábado, 30 de noviembre de 2013

Tempo de espera e de esperança

Quem tem fé sonha com o Reino, com que o jeito de Deus tome conta dos nossos relacionamentos com tudo o que está em volta da gente. Mas a fé, muitas vezes, não deixa de ser um pensamento sem consequências praticas. 
É aí que aparece de novo esse Deus em quem dizemos acreditar para nos mostrar que está no meio de nós, que Ele assumiu um rosto humano, mas que foi descoberto, enxergado, por poucos, por uma minoria. 
É difícil entrar na dinâmica de Deus, ficar em atitude de espera, ainda mais numa sociedade em que tudo deve ser resolvido para ontem. Os mensageiros de calamidades nos impedem viver com esperança, continuar confiando que as coisas serão melhores, enxergar os sinais que nos mostram que isso é assim, de fato.
Assumir este tempo de espera e de esperança nos leva a entender que Deus sempre esteve, está e estará com a gente, que seu Reino é bem mais do que uma utopia, que Ele vem, mesmo que nem sempre seja reconhecida sua presença. 
É tempo de preparação para poder enxergar melhor, para poder contemplar que a gloria de Deus se mostra de forma mais explicita quando quem está acima se coloca embaixo, quando aquele que vive como Deus, quer viver como ser humano...
Entendamos isto e entraremos na dinâmica do Reino, no jeito de Deus...

jueves, 28 de noviembre de 2013

Lugares que nos questionam

Desde a primeira vez que fui num acampamento de sem terra, no ano 1999, vi que eram lugares diferentes, onde apareciam atitudes que dificilmente se encontram em outros ambientes. Acho que as dificuldades que o povo passa lá, faz que apareçam outras atitudes humanas, que aos poucos desaparecem quando estas mesmas pessoas se tornam assentados.
O sofrimento pelo que muitas vezes  passam me leva a me perguntar até onde chega a capacidade do ser humano para suportar situações adversas, as vezes durante muito tempo, mais ainda neste momento histórico em que parece que a reforma agrária parou e eles são usados por uns e por outros para conseguir vantagens pessoais, políticas, partidárias... que em pouco ou em nada chegam àqueles que mais sofrem e precisam.
Ontem experimentei isto mais uma vez e por isso quero partilha-lo aqui, neste lugar onde coloco tudo aquilo que me faz sonhar com o Reino. Ver a capacidade para festejar com alegria no meio às dificuldades, a disposição para arrumar tudo, renunciando a satisfazer outras necessidades, talvez mais básicas, a capacidade para partilhar e fazer com pouco um momento de alegria.
Aprendamos daqueles que menos tem e sejamos conscientes que nem sempre o muito é o que mais satisfaz e nos faz mais felizes. Que o fato de ter mais não nos leve a deixar de lado aquelas atitudes que um dia nos fizeram felizes.
Sonhemos, é de graça, não percamos nunca a utopia de construir um mundo diferente, de fazer realidade o Reino de Deus.

domingo, 24 de noviembre de 2013

Dia do Laicato

Uma Igreja onde todos e todas somos protagonistas da caminhada... Quando a gente sonha com um jeito de ser Igreja, sonha com este protagonismo comum e no dia do laicato quero refletir mais uma vez sobre o ministério laical e ao mesmo tempo agradecer a Deus por tantos leigos e leigas que são instrumentos Dele na sociedade, na Igreja, em minha vida... mulheres e homens que dão a vida pelas comunidades, pelas pastorais, pelas dioceses, pela construção de um mundo mais justo e melhor. Penso em pessoas concretas, jovens, adultos, idosos, que animam minha vivência da fé, que me levam a acreditar e confiar cada dia mais em Deus.
Não entender o protagonismo laical, continuar apostando por uma Igreja clerical, pensando que o ministério ordenado é superior aos outros ministérios é ir contra o espírito de Jesus Cristo (um leigo), que veio nos mostrar um novo jeito de nos relacionar com Deus. Continuar considerando os leigos como colaboradores dos ministros ordenados nos exclui de entender o desafio comum de construir o Reino. De fato conheço leigos e leigas que tem uma preparação teológica, pastoral, espiritual... igual ou melhor do que muitos ministros ordenados e que às vezes devem aguentar posturas intransigentes de gente despreparado.
Façamos como Igreja que os leigos e leigas sejam verdadeiros protagonistas da caminhada, ofereçamos tudo o que precisam para espalhar a Boa Nova do Reino lá onde se vive a vida do dia a dia, nas famílias, no trabalho, na rua... 
Agradeço a Deus, mais uma vez, por todos os leigos e leigas com quem divido minha fé e que mostram seu grande compromisso na construção do Reino. Peço que aos poucos todo mundo entenda que ninguém é superior a ninguém e que nenhum ministério nos situa acima dos outros.

miércoles, 20 de noviembre de 2013

Tambores de Palmares

Foto: Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, lutador pelos direitos de um povo, de uma raça massacrada, neste Brasil onde a distancia entre as palavras (leis) e os fatos (modo de tratar às pessoas) é tão, tão grande... Será que algum dia os anseios de Zumbí se vão se tornar realidade?Quando passo no centro de Salvador gosto de contemplar o monumento a Zumbí dos Palmares, seu rosto e seus músculos tensionados, prontos para a luta, para defender uma causa, a do povo negro, tantas vezes perseguido neste Brasil, onde chegaram escravizados em função do lucro de uns poucos que amparados em seu domínio pensaram que eram donos da vida dos outros. 
A história da humanidade é cruel, é repetição constante da história de Caim e Abel, aqueles que devendo ser irmãos se tornaram inimigos, visando ter o que era do outro... até o ponto de acabar com sua vida. 
Quantas vidas já foram aniquiladas por isso, quantos morreram injustamente nas mãos de gente sem escrúpulo, quantos foram perseguidos, excluídos, tratados muitas vezes como coisa que sobra... E o pior de tudo, é que essas atitudes ainda estão presentes na cabeça, no coração, na vida de tantos e tantos. O que fazer para que isto mude? Em que deve se tornar diferente nossa sociedade, a vida de cada um de nós?
Tem uma música de Zé Vicente intitulada "Tambores de Palmares" que me leva a escutar o batuque do povo que sofre, os clamores do povo de Zumbí, um clamor da memória comovente, despertando a história do Brasil, construída por um povo que não foi reconhecido nem como vítima... Mas diante disso devemos olhar para o futuro e sentir o axê da negra gente, perfumando o futuro do Brasil, um futuro pelo que a gente deve lutar para que uma sociedade mais justa aconteça, e para quem tem fé, o Reino de Deus seja uma realidade.

lunes, 18 de noviembre de 2013

A unidade é sinal de Deus

Quantos discursos, palavras, coisas... se disseram sobre a unidade dos cristãos e que pouco se avançou neste sentido. Por isso quando a gente descobre sinais de que isso pode acontecer, tem esperança em que assim seja num nível mais amplo.
Digo isto pelo que vi numa missa neste sábado que passou. Tinha um homem tocando violão e depois vim saber que ele era evangélico. Nem só isso, pois ele participa em diversos momentos na vida da Igreja católica ajudando tocar. Diante de tanto "fogo cruzado" entre católicos e evangélicos, de tantos desprezos mútuos que estas coisas aconteçam, mesmo que não sejam comuns, nos leva a pensar e tentar descobrir caminhos que nos conduzam à unidade que Deus gostaria. Valorizemos estes pequenos passos, sinais, situações..., pois eles nos ajudam a continuar sonhando com o Reino...

viernes, 1 de noviembre de 2013

Motivos para continuar mamando

Tem elementos que fazem parte da vida de uma sociedade que são mostra de evolução, de desenvolvimento. Um desses elementos é a autonomia das pessoas e das instituições como atitude contraria à dependência, às vezes ate extremos doentios.
Mas, como mudar essas situações? Como fazer que as pessoas e as instituições evoluam quando os interesses contrários são maiores e mais poderosos? Como continuar tendo coragem quando denunciar este tipo de atitudes provoca a rejeição de boa parte da sociedade?
A postura oficial é uma, mas quando interessa agir de um jeito diferente se esquecem os princípios fundamentais, as leis que devem marcar a convivência sadia. Porque no final, quem não está interessado em viver às costas do outro?
Aquele que se diz cristão não deve estar interessado, pois o elemento central do cristianismo é o amor ao próximo, dar a vida sem esperar nada em troca. Mas essa é a teoria, pois muitos que se dizem cristãos e dizem pregar a mensagem de Jesus têm atitudes totalmente contrarias e proclamam um Deus que resolve a vida das pessoas por arte de magia..., ou daquele que estiver por perto.
Mesmo assim, digo mais uma vez que não vou deixar de sonhar com o Reino, de tentar descobrir seus sinais, de mostrar que devemos estar para proclamar um estilo de vida alternativo... Sei das consequências, mas acho que vale a pena assumi-las.