sábado, 29 de junio de 2013

Saber acolher do jeito de Deus

IMAG1664.jpg
A festa da comunidade de São Pedro sempre tem uma coisa especial. Esta é uma comunidade diferente, pequena, da roça, mas que caminha, mesmo na dificuldade. No dia da festa o almoço está seguro para todos aqueles que chegam em casa do senhor Abílio, sendo este um sinal que vai além do fato de comer. 
Posso dizer que ele me lembra àqueles patriarcas do Antigo Testamento que conduziam seu clã à luz da promessa de Deus, que sabiam acolher todos os que chegavam em casa e faziam os se sentir a vontade. Ele é um homem sábio, mas que descobriu sua sabedoria não nos livros e sim desde Deus e desde aí tenta discernir aquilo que a vida coloca em sua frente.
Reconheço que este tipo de pessoas me questionam muito e fico admirado diante delas, pessoas que comunicam Deus a partir da experiência vital. Não é um Deus que foi aprendido nos livros e sim na vida do dia a dia. Não é um Deus que se comunica desde a grandiloquência e sim desde a simplicidade. Não é um Deus que se comunica desde as palavras e sim desde as atitudes. Aprendamos a descobrir este Deus e a imitar o jeito como Ele se faz presente nas pessoas que nos acolhem do jeito que Deus faria.

sábado, 15 de junio de 2013

Amor que emociona

Tem coisas que nos mostram como Deus transforma as pessoas, até faze-las mais sensíveis, diferentes... Ver como um homem da roça, desses que dizem que "homem não chora" se emociona ao dizer à sua esposa, depois de quarenta anos de tê-lo dito pela primeira vez, que continua amando-a quando agradece a Deus com estas palavras: "Bendito sejais, Senhor, que me concedestes a graça de receber Ana por minha esposa", é um sinal do Reino, um sinal de Deus.
Numa sociedade onde tudo parece ter data de validade, onde as pessoas se tornam descartáveis, somos chamados a refletir sobre o testemunho que algumas pessoas dão para a gente. Escutar como dizem que são mais felizes do que 40 anos  atrás e que essa felicidades vem daquilo que tem construido em comum nos mostra que vale a pena fazer planos a longo prazo, que vale a pena se comprometer para sempre. Amar é isso e só isso. Descubramos esses sinais de amor que estão em nosso meio, pois sem dúvida são de Deus.

viernes, 14 de junio de 2013

Refletindo sobre o conceito de dignidade

O conceito de dignidade nos leva a refletir sobre diversos elementos que fazem parte do ser humano. É este um conceito que tem diferentes visões dependendo do momento histórico e das circunstâncias sociais. Numa visão capitalista do realidade este conceito está ligado ao bem estar econômico, que da à pessoa a possibilidade de desfrutar da vida na medida em que tem maior capacidade para usufruir dos bens materiais. Em consequência, quem não pode consumir se torna alguém sem dignidade. Outros sistemas filosóficos ou religiosos nos oferecem uma visão diferente da questão, cifrando a dignidade da pessoa em outros aspectos.
O grande perigo que a gente tem é pregar um sistema e de fato viver outro totalmente diferente, situação que acontece quando esse se torna o caminho para manter uma situação de poder. Nesse sentido é curioso como o jeito de certos grupos sociais, políticos, foi mudando na medida em que isso se tornou a única possibilidade de se segurar no poder. O discurso não mudou, mas a prática é totalmente diferente, tendo atitudes próprias daqueles que tempo atrás eram inimigos declarados, mas que hoje em função de um interesse, continuar no poder, se tornaram parceiros. O importante é juntar gente, vier de on de vier, mesmo que isso seja, de fato, renunciar àquilo que levou a nascer e ficar longe daqueles que querem manter o espírito primeiro.
A visão cristã da vida não deixa de ser uma visão utópica, a proposta que Jesus faz no Evangelho tem esse matiz, mesmo que a realização histórica nem sempre responda a essa vontade inicial. Ele coloca a dignidade da pessoa no próprio ser humano e no conjunto da humanidade, mostrando que se a dignidade é uma busca só para mim ou o meu grupo estamos longe daquilo que Ele quer.
A dignidade deve responder a elementos racionais e por tanto universais e não a elementos emocionais e em consequência particulares. Os argumentos que uso para defender uma postura tem consequências para mim e meu grupo, que eu devo assumir, mesmo que isso me leve a ter que fazer escolhas que individualmente não faria. Ou lutamos para que todos tenham uma vida em plenitude ou estaremos nos tornando defensores práticos do neoliberalismo que faz que as diferenças entre os seres humanos se tornem cada dia maiores. Isso me faz ficar indignado!

viernes, 7 de junio de 2013

Sempre do lado de quem sofre

O sofrimento é um sentimento que não é de Deus. Quando as pessoas fazem os outros sofrer se afastam de Deus, especialmente quando aqueles que sofrem são os pobres, os excluídos. As coisas podem ser manipuladas e pode ser que a maioria caia nas enganações, mas a realidade não pode ser distorcida. Quando nos achamos superiores ou mais importantes do que os outros, quando pensamos que os outros não merecem nossa atenção, quando temos atitudes prepotentes estamos indo contra o espírito de Jesus Cristo e sua proposta de vida.
Sejamos conscientes que não podemos vivenciar nossa fé só como um sentimento e sim como um compromisso, que nos leva a lutar pelo Reino da Justiça, mas sabendo que nessa luta temos que nos enfrentar á aqueles que mesmo se dizendo cristãos são contrários ao projeto de Deus. Nunca vamos evangelizar com as palavras e sim com as atitudes, poderemos enganar, enrolar os outros, mas nunca os ajudaremos a se encontrar com o verdadeiro Deus, a ser discípulos e discípulas. 
Que cada um procure os motivos para construir um mundo mais justo, mas que ninguém deixe de realizar isso no dia a dia. Que cada dia tenhamos mais coragem para lutar contra aqueles que se acham donos da vida dos outros, que se aproveitam dos pobres para se enriquecer. Parabéns a quem assume essa luta, seja pelo motivo que for. Sempre estarei do lado dele.

martes, 4 de junio de 2013

Todos podemos ser construtores do Reino

FotoO Reino é um conceito bíblico. O Evangelho nos anima a fazer realidade o Reino, mesmo que isso não seja ou não quera ser entendido por muita gente que carrega a Bíblia na mão o dia todo. Mas a luta pelo Reino não é propriedade exclusiva daqueles que acreditam que a Bíblia é Palavra de Deus revelada. Por isso, estamos juntos na luta, também com aqueles que têm outras motivações. Ver o sofrimento do povo e olhar para outro lado deve ser uma atitude que não pode fazer parte da vida daqueles que se dizem pessoas de bem, ainda menos daqueles que dizem acreditar em Deus.
O que nestes dias está acontecendo em Itaetê é uma situação própria de outros tempos ou outros sistemas políticos. Que em pleno século XXI, num sistema democrático os governantes tenham esse tipo de atitudes não é uma coisa de recibo. O pior de tudo é que numa sociedade onde a maioria não tem capacidade para pensar por si próprio se deixam levar por aqueles que só querem ficar cada dia mais ricos e poderosos. Sugam o sangue deles e ainda ficam sorrindo e batendo palmas para eles.
Até quando este tipo de atitudes? Quando o povo vai aprender a pensar por si próprio? Quando a educação vai possibilitar que as pessoas aprendam a ter senso crítico? 
Sei que tem gente que me critica por tomar postura diante das situações, mas tenho claro que é o que minha fé me pede. A inspiração está Naquele que tomou postura e se enfrentou a um sistema social injusto, que mostrou a misericórdia de Deus para com os excluídos, que deu voz e vez para todo mundo, que reconheceu a fé de pessoas pagãs, que sempre deixou claro do lado de quem estava. Também sei que posso correr a mesma sorte que ele, mas a vida do discípulo é assim... Se queremos seguir o Mestre deve ser até as últimas consequências e se não da é melhor abrir mão e não enganar ninguém.