lunes, 7 de octubre de 2013

Revoltante

Foto: Faz doer o coração. Até quando vai acontecer estas coisas. Quando um culpado será condenado e presso? Quando o governo vai fazer mais alguma coisa do que colocar a vida dos brigadistas em risco? INDIGNAÇÃO!
Parece que por fim foi apagado o fogo que arrasou boa parte da serra de Andaraí. Nós, moradores daqui nunca poderemos pagar o esforço que os brigadistas fizeram para consegui-lo, mas a revolta é grande, primeiro contra quem provocou isto, gente desumano, sem nada que preste na cabeça, segundo contra quem não disponibilizou os meios para que o incêndio fosse controlado antes de provocar tamanha destruição, seja o IMA, o governo estadual, federal, quem for. Tenho que dizer que a nível local foi feito o que era possível, mas apagar aquele fogo com aqueles meios era impossível.
Porque um Parque Nacional não tem um helicóptero para estas situações? Enquanto os políticos e amamentados afins se deslocam de helicóptero, jatinho... falta aquilo que faria possível que o futuro da região não seja comprometido. Porque? Quantos anos vão passar para poder desfrutar daquilo que foi arrasado? Quando as leis brasileiras vão fazer que os culpados por estas situações paguem por isto?
Quem não diz nada se torna cúmplice, por isso não posso ficar calado.

jueves, 3 de octubre de 2013

Vergonha, vergonha, vergonha

Este foi o sentimento que brotou hoje do coração do Papa Francisco diante da tragédia de Lampedussa, a célebre ilha italiana, visitada pelo Papa no mês de julho para rezar pelos mortos de tragédias similares, onde hoje morreram mais de 130 imigrantes, sem contar os mais de 250 desaparecidos. Eu também fico com vergonha, ainda mais sabendo que no mínimos três barcos passaram perto e não socorreram os náufragos... Às vezes, a espécie humana se mostra como uma das piores que existem na face da terra. 
Diante disso vamos fazer o que? Como pressionar aos governantes que ignoram a sorte daqueles que desesperados vão procurar um jeito de sobreviver? Quantos precisam morrer para que o mundo reaja? Somos indolentes, viramos de fato as costas para aquele que sofre e com isso viramos as costas para Deus, para o futuro da humanidade. Não podemos continuar nesta dinâmica, o clamor dos deserdados é cada dia maior. Não é assim que construiremos o Reino, mesmo que cada dia façamos que rezamos para que assim seja.