martes, 4 de junio de 2013

Todos podemos ser construtores do Reino

FotoO Reino é um conceito bíblico. O Evangelho nos anima a fazer realidade o Reino, mesmo que isso não seja ou não quera ser entendido por muita gente que carrega a Bíblia na mão o dia todo. Mas a luta pelo Reino não é propriedade exclusiva daqueles que acreditam que a Bíblia é Palavra de Deus revelada. Por isso, estamos juntos na luta, também com aqueles que têm outras motivações. Ver o sofrimento do povo e olhar para outro lado deve ser uma atitude que não pode fazer parte da vida daqueles que se dizem pessoas de bem, ainda menos daqueles que dizem acreditar em Deus.
O que nestes dias está acontecendo em Itaetê é uma situação própria de outros tempos ou outros sistemas políticos. Que em pleno século XXI, num sistema democrático os governantes tenham esse tipo de atitudes não é uma coisa de recibo. O pior de tudo é que numa sociedade onde a maioria não tem capacidade para pensar por si próprio se deixam levar por aqueles que só querem ficar cada dia mais ricos e poderosos. Sugam o sangue deles e ainda ficam sorrindo e batendo palmas para eles.
Até quando este tipo de atitudes? Quando o povo vai aprender a pensar por si próprio? Quando a educação vai possibilitar que as pessoas aprendam a ter senso crítico? 
Sei que tem gente que me critica por tomar postura diante das situações, mas tenho claro que é o que minha fé me pede. A inspiração está Naquele que tomou postura e se enfrentou a um sistema social injusto, que mostrou a misericórdia de Deus para com os excluídos, que deu voz e vez para todo mundo, que reconheceu a fé de pessoas pagãs, que sempre deixou claro do lado de quem estava. Também sei que posso correr a mesma sorte que ele, mas a vida do discípulo é assim... Se queremos seguir o Mestre deve ser até as últimas consequências e se não da é melhor abrir mão e não enganar ninguém.

No hay comentarios:

Publicar un comentario