viernes, 14 de junio de 2013

Refletindo sobre o conceito de dignidade

O conceito de dignidade nos leva a refletir sobre diversos elementos que fazem parte do ser humano. É este um conceito que tem diferentes visões dependendo do momento histórico e das circunstâncias sociais. Numa visão capitalista do realidade este conceito está ligado ao bem estar econômico, que da à pessoa a possibilidade de desfrutar da vida na medida em que tem maior capacidade para usufruir dos bens materiais. Em consequência, quem não pode consumir se torna alguém sem dignidade. Outros sistemas filosóficos ou religiosos nos oferecem uma visão diferente da questão, cifrando a dignidade da pessoa em outros aspectos.
O grande perigo que a gente tem é pregar um sistema e de fato viver outro totalmente diferente, situação que acontece quando esse se torna o caminho para manter uma situação de poder. Nesse sentido é curioso como o jeito de certos grupos sociais, políticos, foi mudando na medida em que isso se tornou a única possibilidade de se segurar no poder. O discurso não mudou, mas a prática é totalmente diferente, tendo atitudes próprias daqueles que tempo atrás eram inimigos declarados, mas que hoje em função de um interesse, continuar no poder, se tornaram parceiros. O importante é juntar gente, vier de on de vier, mesmo que isso seja, de fato, renunciar àquilo que levou a nascer e ficar longe daqueles que querem manter o espírito primeiro.
A visão cristã da vida não deixa de ser uma visão utópica, a proposta que Jesus faz no Evangelho tem esse matiz, mesmo que a realização histórica nem sempre responda a essa vontade inicial. Ele coloca a dignidade da pessoa no próprio ser humano e no conjunto da humanidade, mostrando que se a dignidade é uma busca só para mim ou o meu grupo estamos longe daquilo que Ele quer.
A dignidade deve responder a elementos racionais e por tanto universais e não a elementos emocionais e em consequência particulares. Os argumentos que uso para defender uma postura tem consequências para mim e meu grupo, que eu devo assumir, mesmo que isso me leve a ter que fazer escolhas que individualmente não faria. Ou lutamos para que todos tenham uma vida em plenitude ou estaremos nos tornando defensores práticos do neoliberalismo que faz que as diferenças entre os seres humanos se tornem cada dia maiores. Isso me faz ficar indignado!

2 comentarios:

  1. O assistente social enquanto profissional deve respeitar a dignidade da pessoa humana,que por sua natureza é um ser inteligente e livre.Mas a sociedade tenta corromper e persuadir o Homem de acordo com seus interesses capitalistas e/ou políticos.Uma das definições pra a palavra DIGNIDADE é : A "dignidade", é a palavra que define uma honestidade, são ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
    Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade.
    Mas numa sociedade que exalta a supremacia do capital,que tenta manipular e persuadir a consciência humana e ludibriar as pessoas,o significado de Dignidade também é e será alterado,confundido em favor do capital.
    É reconfortante ler o seu texto,que sob minha ótica é dotado de uma criticidade salutar.
    Avante!!!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Obrigado. Refletir sempre é bom, fazer crítica salutar é elemento de avanço. A sociedade precisa disso.

      Eliminar