miércoles, 20 de noviembre de 2013

Tambores de Palmares

Foto: Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, lutador pelos direitos de um povo, de uma raça massacrada, neste Brasil onde a distancia entre as palavras (leis) e os fatos (modo de tratar às pessoas) é tão, tão grande... Será que algum dia os anseios de Zumbí se vão se tornar realidade?Quando passo no centro de Salvador gosto de contemplar o monumento a Zumbí dos Palmares, seu rosto e seus músculos tensionados, prontos para a luta, para defender uma causa, a do povo negro, tantas vezes perseguido neste Brasil, onde chegaram escravizados em função do lucro de uns poucos que amparados em seu domínio pensaram que eram donos da vida dos outros. 
A história da humanidade é cruel, é repetição constante da história de Caim e Abel, aqueles que devendo ser irmãos se tornaram inimigos, visando ter o que era do outro... até o ponto de acabar com sua vida. 
Quantas vidas já foram aniquiladas por isso, quantos morreram injustamente nas mãos de gente sem escrúpulo, quantos foram perseguidos, excluídos, tratados muitas vezes como coisa que sobra... E o pior de tudo, é que essas atitudes ainda estão presentes na cabeça, no coração, na vida de tantos e tantos. O que fazer para que isto mude? Em que deve se tornar diferente nossa sociedade, a vida de cada um de nós?
Tem uma música de Zé Vicente intitulada "Tambores de Palmares" que me leva a escutar o batuque do povo que sofre, os clamores do povo de Zumbí, um clamor da memória comovente, despertando a história do Brasil, construída por um povo que não foi reconhecido nem como vítima... Mas diante disso devemos olhar para o futuro e sentir o axê da negra gente, perfumando o futuro do Brasil, um futuro pelo que a gente deve lutar para que uma sociedade mais justa aconteça, e para quem tem fé, o Reino de Deus seja uma realidade.

No hay comentarios:

Publicar un comentario