jueves, 28 de noviembre de 2013

Lugares que nos questionam

Desde a primeira vez que fui num acampamento de sem terra, no ano 1999, vi que eram lugares diferentes, onde apareciam atitudes que dificilmente se encontram em outros ambientes. Acho que as dificuldades que o povo passa lá, faz que apareçam outras atitudes humanas, que aos poucos desaparecem quando estas mesmas pessoas se tornam assentados.
O sofrimento pelo que muitas vezes  passam me leva a me perguntar até onde chega a capacidade do ser humano para suportar situações adversas, as vezes durante muito tempo, mais ainda neste momento histórico em que parece que a reforma agrária parou e eles são usados por uns e por outros para conseguir vantagens pessoais, políticas, partidárias... que em pouco ou em nada chegam àqueles que mais sofrem e precisam.
Ontem experimentei isto mais uma vez e por isso quero partilha-lo aqui, neste lugar onde coloco tudo aquilo que me faz sonhar com o Reino. Ver a capacidade para festejar com alegria no meio às dificuldades, a disposição para arrumar tudo, renunciando a satisfazer outras necessidades, talvez mais básicas, a capacidade para partilhar e fazer com pouco um momento de alegria.
Aprendamos daqueles que menos tem e sejamos conscientes que nem sempre o muito é o que mais satisfaz e nos faz mais felizes. Que o fato de ter mais não nos leve a deixar de lado aquelas atitudes que um dia nos fizeram felizes.
Sonhemos, é de graça, não percamos nunca a utopia de construir um mundo diferente, de fazer realidade o Reino de Deus.

No hay comentarios:

Publicar un comentario