Uma Igreja onde todos e todas somos protagonistas da caminhada... Quando a gente sonha com um jeito de ser Igreja, sonha com este protagonismo comum e no dia do laicato quero refletir mais uma vez sobre o ministério laical e ao mesmo tempo agradecer a Deus por tantos leigos e leigas que são instrumentos Dele na sociedade, na Igreja, em minha vida... mulheres e homens que dão a vida pelas comunidades, pelas pastorais, pelas dioceses, pela construção de um mundo mais justo e melhor. Penso em pessoas concretas, jovens, adultos, idosos, que animam minha vivência da fé, que me levam a acreditar e confiar cada dia mais em Deus.
Não entender o protagonismo laical, continuar apostando por uma Igreja clerical, pensando que o ministério ordenado é superior aos outros ministérios é ir contra o espírito de Jesus Cristo (um leigo), que veio nos mostrar um novo jeito de nos relacionar com Deus. Continuar considerando os leigos como colaboradores dos ministros ordenados nos exclui de entender o desafio comum de construir o Reino. De fato conheço leigos e leigas que tem uma preparação teológica, pastoral, espiritual... igual ou melhor do que muitos ministros ordenados e que às vezes devem aguentar posturas intransigentes de gente despreparado.
Façamos como Igreja que os leigos e leigas sejam verdadeiros protagonistas da caminhada, ofereçamos tudo o que precisam para espalhar a Boa Nova do Reino lá onde se vive a vida do dia a dia, nas famílias, no trabalho, na rua...
Agradeço a Deus, mais uma vez, por todos os leigos e leigas com quem divido minha fé e que mostram seu grande compromisso na construção do Reino. Peço que aos poucos todo mundo entenda que ninguém é superior a ninguém e que nenhum ministério nos situa acima dos outros.
No hay comentarios:
Publicar un comentario