miércoles, 4 de diciembre de 2013

Francisco: santo ou louco

Nestes últimos dias tem aparecido na imprensa mundial uma noticia que diz que o Papa Francisco estaria saindo à noite para evangelizar os mendigos de Roma. 
Ninguém sabe se é certo ou não, mas que isso provoca mal estar em algumas pessoas é claro, porque mostra um rosto do papado "humano demais". Nos últimos anos aqueles teólogos que tentaram mostrar a humanidade de Jesus Cristo, o Jesus histórico frente ao Cristo da fé, se deram mal. Foi colocado em destaque um jeito de entender Jesus Cristo como alguém "divino demais" e isso influenciou na forma de entender Deus e de expressa-lo, especialmente na visão que Roma deixava aparecer aos olhos do mundo.
A chegada de Francisco tem mostrado um jeito diferente, especialmente em atitudes que ele tem para com as pessoas, uma nova visão que eu acho mais própria daqueles que querem construir o Reino. E isso leva às pessoas a tomar postura diante dessas atitudes. Pelo que percebo, Francisco é mais admirado pelos pobres, por aqueles que não contam, do que por aqueles que são importantes, tanto no mundo como na própria Igreja Católica. Para uns é santo, para outros um louco...
A gente experimenta essas atitudes quando toma posturas semelhantes, quando fica do lado do excluídos, daqueles que não contam para a sociedade, que são desprezados... Mas ver essas atitudes no Papa são um sinal de esperança, do Reino, de que o espírito de Jesus continua presente no meio de nós...

No hay comentarios:

Publicar un comentario