Numa sociedade e numa Igreja onde a maioria faz o que os outros esperam, a atitude de Francisco é ainda mais surpreendente e desde minha visão de fé é um sinal claro que ele está no caminho do Reino. Francisco é alguém que tem postura, que pouco se importa com o que os outros pensem ou falem e parece que esta toma de postura incomoda a muitos, dentro e fora da Igreja, mesmo que a maioria não fale e alguns daqueles que gostariam que ele saísse de cena estejam com ele na foto.
Ontem Francisco foi em Lampedusa, uma pequena ilha do mar Mediterrâneo, território italiano mas que fica a só cem kilómetros da costa africana, onde constantemente chegam imigrantes africanos procurando o "paraíso europeu", mas em cujas águas morrem tantos e tantos outros. Foi sem muita companhia, não queria políticos, nem cardeais para sair com ele na foto... Foi para rezar pelos mortos, para chorar pelos que ninguém chora, para abraçar e escutar àqueles que ficam lá presos, tratados pior do que animais, para ser voz daqueles que não têm voz, "para que ninguém, daqui em diante (especialmente nos escritórios europeus), possa fechar os olhos diante deste drama".
Ele celebrou uma missa, o báculo era feito de resto de uma de tanta barcaças que afundaram na travessia, o altar estava acima de uma dessa barcas, um velho timão estava na frente da mesa da Palavra... Nunca tinha visto um Papa celebrar desse jeito, de um modo tão próprio do lugar e momento em que se encontrava, com sinais tão marcantes e proféticos.
Na homilia ele repetia a pergunta que Deus faz a Caim: Onde está seu irmão? A voz do seu sangue grita para mim... Quem é o responsável do sangue destes irmãos e irmãs? Cada um de nós é responsável, pois ficamos com o sentimento de pena mas não fazemos nada para que o mundo seja diferente, para que o Reino seja construido. O sofrimento do outro se tornou coisa cotidiana, não nos atinge, não nos interessa... Conseguimos construir a sociedade da indiferença, não conseguimos mais nos compadecer do sofrimento do outro...
Precisamos ser profetas, é uma obrigação tomar postura, não podemos continuar deste jeito... Atitudes como a de Francisco devem nos levar a refletir, a sentir a necessidade de construir um mundo melhor para todos e todas.
No hay comentarios:
Publicar un comentario