Francisco já está no Brasil e isso é motivo de alegria para muita gente. Católicos e não católicos ficam admirados pela simplicidade de alguém que desde que saiu de Roma deu mostra disso, carregando sua própria bagagem em quanto subia no avião. Numa sociedade onde qualquer um que ainda é menos do que nada se acha o mais importante do mundo, estes sinais nos levam a refletir e a descobrir que uma marca própria de todo cristão, também do Papa, é uma atitude de Kénosis, de se abaixar, imitando o exemplo daquele que sendo o primeiro se colocou o último.
Mas chegando no Brasil foram muitas as atitudes novas, diferentes, que nos mostram um ar novo, mas próximo ao Evangelho de Jesus Cristo. Na hora dos cumprimentos às autoridades se mostrou sorridente, distendido, se deslocou num carro simples, interrompido varias vezes pelo povo que queria chegar perto, mas mesmo assim não subiu o vidro do carro, depois no papa móvel, sem vidros a prova de bala, conseguiu tocar no coração do povo e que entrasse quase no delírio e no discurso inicial mostrou como ele é e o que ele quer trazer: "Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo".
Promete ser uma semana espetacular, com infinidade de sinais, de gestos, de atitudes, de palavras... que vão nos levar a pensar e sobretudo a descobrir a proximidade desse Deus em quem a gente acredita, desse Reino com o que alguns sonhamos.
No hay comentarios:
Publicar un comentario