Um acontecimento inusual tem marcado a vida da Igreja nestes últimos dias, de fato já tem quase seiscentos anos que um Papa renunciou ao pontificado. Muitas coisas tem sido escritas ao respeito e eu também queria fazer minha reflexão, ainda mais neste blog que tem por título Sonhando com o Reino, pois para mim este não deixa de ser um sinal do Reino. Cada um pode ter sua opinião ao respeito, mas este fato vai marcar, na minha opinião positivamente, o futuro da Igreja.
Assumir as limitações humanas próprias da idade é um sinal de maturidade e uma prova de humildade da parte daquele a quem ninguém obrigaria tomar essa decisão. Não podemos olvidar que o papa é humano e como tal, é partícipe daquilo que faz parte dessa condição.
Alem disso, a vontade expressada de retirar-se da vida pública e de não interferir na eleição do futuro papa, nem no governo da Igreja são elementos a valorizar. Vejo com esperança este momento, é mais um elemento a ter em conta na vida de alguém cuja importância na vida da Igreja só será reconhecida com o passo dos anos. Ele tomou decisões que mostram sua grandeza humana e sua ampla visão da realidade. Só me cabe agradecer pelo que tem feito pela Igreja e que Deus dei para ele uma vida tranquila, onde possa se encontrar com Ele através da oração e o estudo dos seus mistérios na teologia, que ocupou tantos momentos em sua vida até agora.

No hay comentarios:
Publicar un comentario