O Reino se constrói a partir das coisas pequenas, dos detalhes, de coisas que passam despercebidas para muita gente, mas que são importantes, grandes aos olhos de Deus. Tem mais ou menos uma hora que cheguei de celebrar a eucaristia na comunidade de Pau de Colher e ali fui testigo de uma coisa que me surpreendeu, pois não esperava. Depois da comunhão Zé Antonio se levantou e fez uma oração pelo Papa Bento XVI. Foi para mim um sinal de comunhão com a Igreja, um expressar a preocupação pela saúde do Papa já idoso e ao mesmo tempo de agradecimento para com aquele que ao longo de quase oito anos pegou o leme da barca de Jesus. O que muitos, que ocupam cargos na Igreja não fizeram, é feito por alguém, que desde a simplicidade daquele que passa sua vida mexendo com roça e gado, se torna testemunha para os outros, no mínimo para mim que estava lá.
São estas pessoas que me questionam e ao mesmo tempo me animam a continuar lutando para fazer realidade o Reino. É Zé Antonio, mas também a família que de noite tem coragem para ir mais de cinco quilômetros num cavalo e um jegue com um filho de sete anos e uma filha que ainda não completou um para participar da celebração. É a menina de treze anos que tem coragem para ficar na frente da comunidade e fazer a abertura da celebração de um jeito simples e ao mesmo tempo brilhante.
Sou feliz de poder fazer parte deste jeito de ser Igreja, de caminhar com as pequenas comunidades, de poder perceber e testemunhar estes sinais do Reino.
No hay comentarios:
Publicar un comentario